Image Map

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Os comandos do Corpo ( Sistema nervoso)

Introdução
A seguir nós estudaremos um pouco sobre o comando do corpo.
Sobre o:
  • Sistema nervoso, suas principais funções, os principais órgãos e sua importância para vivermos, uma delas é o tato, a visão, o olfato, a audição e outros. O Sistema nervoso é dividido em duas partes  o Sistema Nervoso Central e o Periférico.
  • Os Neurônios que são células do Sistema Nervoso.
  • Os nervos são como um cabo de um fio telefônico, eles transmitem os impulsos nervosos.
  • O Cérebro que é o principal órgão do corpo.
  • O Cerebelo que é responsável pela manutenção do equilíbrio de postura.
  • O Bulbo estabelece a comunicação entre o cérebro e a medula.
  • A Medula: Partem da impulsos nervosos que chegam aos músculos e provocam sua rápida e brusca contração.

Conteúdo
Sistema Nervoso Central
O Sistema Nervoso Central é formado por vários órgãos :Encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo – crânio) e a Medula(encontra-se na coluna vertebral), eles estão ligados a toda a parte do corpo por nervos.
O sistema nervoso central é o mais protegido do corpo. O crânio esta ligado diretamente com a coluna vertebral.
Entre os meninges há um líquido que reduz “Choques Mecânicos” que evita danos   na cabeça ou na coluna.
O Sistema nervoso central é o sistema que controla o corpo ou seja quando você quer levantar a mão o sistema nervosos envia um sinal a sua mão fazendo com que ela levante.
É no SNC que chagam um formações de sentidos como a audição é dele que partem ordens para os músculos e glândulas.

Sistema Nervoso Periférico
O Sistema Nervoso Periférico é formado por 12 pares de nervos cranianos (sai do encéfalo), 31 paras de nervos raquidianos(sai da medula) para o resto do corpo e polos linfonodos.
O SNP se divide em duas partes:
Sistema Nervoso Periférico autônomo – Podemos disser que ele é “automático” ou seja são nervos que praticam atividades independente da nossa vontade como: batimentos cardíacos, digestão e outros.
Sistema Nervoso Periférico voluntário ou somático – nervos que vão aos músculos e reagem aos estímulos do ambiente de forma voluntária como: movimentos do braço.
Neurônios
Os neurônios são células que formam o sistema nervoso. O corpo celular de um neurônio é composto por núcleo, dendritos (pequenas ramificações) e axônio(ramificações). Os dendrito e axônio são neurofibras que estende-se pelo corpo, conectando células nervosas com células sensoriais, musculares e glandulares.
Entre um neurônio e outro a um micro-espaço chamado de sinapse, o neurônio transmite um impulso para o outro através da ação neurotransmissores, liberados pelos axônios e recebidos pelos dendritos. Os neurotransmissores mais conhecidos são a acetilcolina e a noradrenalina, mas existe outros.
Graças ao neurônio, a mensagem (impulsos nervosos) cheguem em músculos e glândulas, e também levam impulsos dos órgão sensoriais ao cérebro e medula. Quando tocamos em algo ao mínimo três neurônios transmitem a mensagem para o cérebro um até a medula outro até o cérebro e outro interpreta a mensagem.
As células da glia sustenta os neurônios e auxilia no seu funcionamento.
Há cerca de 86 bilhões de neurônios no sistema nervoso humano.
Nervos
Um nervo é semelhante a um cabo . Na verdade ele é um feixe de axônios e dendritos. Os nervos transportam mensagens em formas
de impulsos elétricos.
Danos aos nervos podem ser causados por lesões físicas, inchaço doenças auto-imunes, diabetes ou falha dos vasos sanguíneos que irrigam o nervo.
Cérebro
A parte externa de um cérebro é chamada de córtex. É o córtex que recebe todos os impulsos elétricos dos órgãos dos sentidos,
 interpreta-os, decide o que fazer e dá ordens aos músculos e glândulas. O pensamento ocorre no córtex.
Há áreas no cérebro de memoria, que quando nos fomos alfabetizados os neurônios do córtex foram ativados permitindo que lembremos do significado das letras e façamos associações entre elas para formar palavras.
O cérebro é como um arquivo toda vez que chega um nova informação ela é associada a outros anteriores. Essa gravação é a memória, sua sede também está no córtex.
O cérebro armazena informações ano após ano, as mais acessadas ficam em melhores condições as raramente acessadas pode desaparecer.
Os nossos sentidos (receptores) comunicam ao cérebro, através de impulsos elétricos, as informações captadas do ambiente. O cérebro transforma esse impulsos em sensações, ele armazena elas e emite impulsos aos músculos e glândulas.
Áreas de atuação do cérebro:
Área motora: É a parte do cérebro que partem os nervos que comandam o corpo voluntariamente como os braços, pernas, pescoço e outros.
Formação de hábitos: Quando praticamos algo pela primeira vez
controlamos os músculos com muita atenção. Esse controle é feito através do córtex cerebral. A próxima vez que realizamos a tarefa ela parece mais fácil, e finalmente desenvolvemos o hábito e a praticamos sem ter que controlar cada movimento como a respiração. Quando criamos hábitos ele fica pela vida inteira, se for um hábito negativo não é fácil de perde-lo por isso devemos criar só bons hábitos.
Comunicação:  O cérebro é a sede do raciocínio. Ele perm0ite expor nossa ideias, e comunicar-se com outras pessoas.
Cerebelo
O cerebelo é responsável pela manutenção do equilíbrio, da postura, dos movimentos voluntários, do controle da elasticidade e resistência muscular, e responsável pela aprendizagem motora.
O cerebelo está localizado na região posterior do cérebro  ele é uma parte do encéfalo.
O uso de drogas, bebidas alcoólicas, por uma doença ou acidente afeta diretamente o cerebelo dificultando a coordenação dos movimentos musculares.
Bulbo
O bulbo estabelece a comunicação do cérebro com a medula. O bulbo controla o cardiorrespiratório e alguns reflexos como a mastigação,  o piscar de olhos, a secreção lacrimal e o vômito, esses são exemplos de atos involuntários controlado pelo bulbo. O bulbo fica na parte inferior de cérebro e superior da medula. 
Medula
Quando tocamos em um espinho, temos um resposta rápida (ato reflexo) e independente da nossa vontade. Isso acontece por causa dos corpúsculos táteis da pele, quando estimulamos músculos enviamos um mensagem para o cérebro através de impulsos nervosos, esse impulsos viajam até a medula, e alguns neurônios enviam um mensagem para os músculos sem o auxilio do cérebro (ato reflexo), enquanto o impulso percorre a medula para chegar ao cérebro.
Então quando tocamos num espinho é enviado impulsos até a medula e da medula partem outros impulsos ao musculo fazendo com que o musculo se contraia tirando a nossa mão do espinho isso se chama atos reflexos. Logo depois o primeiro impulso chega no cérebro permitindo que tenhamos noção do que aconteceu.
Condicionamento
Muitas coisas que fazemos são atos reflexos como sentir o cheiro de um alimento e a boca se encha de saliva; e que, ao ouvir gritos e palavras ásperas fiquemos tenso.
Quando duas coisas ocorrem ao mesmo tempo varias elas podem se associar a sua mente. Então a pessoa começa a reagir da mesma maneira nas duas situações, mesmo que aconteça separadamente.
Se todos os dias um sino toque na mesma ora que o jantar o som do sino e o jantar se associam. Com o tempo a pessoa reagirá a ambos, ou a um deles separadamente. Esse tipo de associação é chamado de condicionamento. Após o condicionamento mesmo se só o sino tocar pode ser que as glândulas salivais trabalhem sem que o jantar esteja pronto.
As drogas e o sistema nervoso
Durante a adolescência a períodos de altos e baixos, desafios e pressões. Nessa época muitos adolescentes seguem o rumo das drogas como um refuljo, ou ficam iludidos com a propostas, os traficantes alegam que as drogas irão alegrar, se distrair dos problemas.
As drogas pode trazem muitos prejuízos ao nosso corpo e ao sistema nervosos principalmente para os neurônios.
Diferente do que os traficantes alegam a droga não trais a alegria e muito menos tira os seu problemas e sim trais mais problemas, por isso devemos ficar o mais longe possível das drogas, pois existem formas melhores de curtir a vida sem acabar com a sua saúde.


2 comentários: