Image Map

quinta-feira, 28 de março de 2013

Os órgãos: boca



- As principais funções da boca consistem em abocanhar pequenos pedaços da comida, mastigá-los até transformá-los em uma massa mole e depois empurrá-los para o esôfago.


- Cada elemento da boca está adaptado para contribuir com essas funções. Os lábios se fecham para ajudar a introduzir o alimento na boca e impedir que ele caia. As glândulas salivares fornecem a saliva, que umedece os alimentos e os lubrifica para deslizarem pelo tubo digestivo.
- A língua "testa" o sabor da comida pra verificar se ela esta em boas condições, a move de um lado ao outro para favorecer a mastigação e finalmente a empurra para o fundo da boca, para a sua deglutição (no fundo da boca, encontra-se um cone carnoso, a úvula, que impede o alimento de entrar na cavidade nasal quando está sendo engolido).
- Quando você engole, uma pequena massa de alimento denominada bolo alimentar, passa da boca passa para a parte superior do esôfago, através da faringe. Você só consegue controlar a primeira etapa deste processo.


- Quando o bolo chega à parte posterior da faringe, atos reflexos fecham a traqueia com uma lingueta chamada epiglote. Desse modo o alimento não pega o caminho errado, indo para os pulmões. O peristaltismo age forçando a passagem do alimento para esôfago (se o alimento entrar na traqueia, você engasga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário